Friday, February 8, 2008

Os "Meus Meninos"

Desde o dia 6 de Setembro que sou catequista ( ou pelo menos tento ser).
Tenho a meu cargo e a cargo da minha amiga Ana que comigo tambem dá catequese, cerca de 30 crianças todos os sábados.
Se eu agora disse-se que era muito fácil, que se portam todos lindamente, que nunca berram, que nunca me fazem berrar, que aprendem tudo e que nunca se lembram de ir á casa de banho durante a catequse ou a missa, estaria a mentir.
É dificil (sabe Deus), "putos" de 6, 7, 8, 9 e 10 anos e uma de 15...pormenores.
Mas têm um poder brutal sobre duas catequistas principiantes.
E "senta aqui", "pega na minha mochila", "gostas de mim?","Guardas-me o casaco?!", "Ana" (alguns chamam-se Ana) e mostram a folha rasgada do catecismo ou a pele do dedinho arrebitada e uma gotinha de sangue, para eles aquilo são os seus "grandes" pequenos problemas.

Mas eu adoro-os, têm o olhar mais querido do mundo.
E abraçam-me com tanta força.

Pela altura do Natal, uma das minhas meninas, no meio da missa, diz uma coisa linda e que vai ficar para sempre no meu coração.
Diz ela: "Eu já tenho 3 prendinhas na árvore de Natal"
(e continua)
"Uma é da Mãe e do Pai, outra é da Tia e a outra, de certeza, foi o Pai Natal que deixou lá, só pode ter sido ele"
e aquilo provocou-me duas lágrimas.
No mesmo dia, por chamar a atenção de uma outra menina, durante a missa, provoquei-lhe o choro, lá a reconfortei e aquilo passou.
Já voltou a portar-se mal na missa, outra vez.


São o 1ºvolume do Centro Pastoral Claret

O meu orgulho :)

Amanhã é mais um dia com eles.
Um belo dia =D

No comments: